Quem foi Maria Bueno

Maria Bueno

Maria da Conceição Bueno, nasceu perto de Morretes, num lugar chamado Rio da Prata, no dia 08 de Dezembro de 1854, dia de Nossa Senhora da Conceição. O povo chamava o lugar de Biquinha de Prata, por causa da água cristalina e límpida do rio. Na noite do nascimento de Maria Bueno, sua mãe estava contente porque, na véspera, sonhou que havia visto uma santa muito bonita entrar em seu quarto. Ela teve vontade de gritar, não de medo, mas de alegria. A Santa, porém, fez um sinal, dizendo-lhe: “Júlia, não temas. Eu sou a Mãe de Jesus. Vendo avisar-te que vais dar à luz a uma menina, e que está reservada a ela uma grande missão sobre a terra. Será uma alma milagrosa, que há de fazer muitos benefícios, aos seus semelhantes. Tenha Fé e Confiança”.

Contam que Pedro Bueno, embriagado, quis matar Maria Bueno, quando nasceu. Quando se preparava para arrebatar a cabeça da criança com uma garrafa, uma forte luz bateu em sua cabeça, fazendo-o cair desfalecido. Depois disso acordou diferente. Transformou-se num bom homem. Deixou de beber e adorava Maria Bueno. Mais tarde, alistou-se como voluntário, na Guerra do Paraguai, morrendo em combate.

Júlia e sua filha Maria Bueno, sempre que podiam, iam visitar seus parentes e amigos no Porto de Cima e se hospedavam na casa, onde mais tarde foi realizada a gravação da novela “Maria Bueno”, dirigida por Paulo de Avelar. Nesta casa, funcionou a Prefeitura, a cadeia e a escola Professora Benedita da Silva Vieira, segundo depoimento da Senhora Madalena Marques Ferreira, que diz que foi sua aluna. Depois, mudou-se para Campo Largo. Mais tarde, sua mãe faleceu e sua irmã Maria Rosa começou a maltratá-la, ocasião em que Maria Bueno, ajudada por alguns padres, foi para Curitiba.
Jovem, bonita, gostava de dançar, por isso vivia nos bailes. Lá conheceu Inácio Diniz, anspeçada do Exército. Ele insistiu e foi morar junto com Maria Bueno.

Uma noite, em que Diniz estava de serviço no quartel havia um grande baile. Maria Bueno queria ir dançar e Diniz não queria que ela fosse. Discutiram fortemente, Diniz foi para o quartel. Maria Bueno foi para o baile. Tarde da noite, Diniz saiu do quartel (onde hoje é o colégio São José, na Praça Rui Barbosa) e foi espionar Maria Bueno no baile. Ficou furioso e escondido nos matos da Rua Campos Gerais. (hoje Rua Vicente Machado). Quando Maria Bueno passou sozinha, matou-a com um punhal, degolando-a. Era então a madrugada do dia 29 de janeiro de 1893. O crime abalou a pequenina Curitiba da época. Diniz foi preso e julgado por um júri popular, do qual, tomaram parte proeminentes figuras curitibanas, e ele foi absolvido por unanimidade.

No lugar onde Maria Bueno morreu, foi colocada uma tosca cruz de madeira. Nos pés desta cruz, nasceu uma rosa vermelha. Maria Bueno era muito popular e admirada pelo povo, que ia rezar e acender velas. Contam que aconteceram graças e milagres, transformou-se numa grande romaria.

Na revolução Federalista de 1894, quando Gumercindo Saraiva tomou conta de Curitiba, Diniz foi fuzilado pelo Exército.

Hoje há devotos de Maria Bueno que construíram seu túmulo em cemitérios, com placas de agradecimentos do Brasil inteiro e de países do Mundo.

90 ideias sobre “Quem foi Maria Bueno”

  1. Agradeço humildemente Maria Bueno de Curitiba, por tudo que fizeste, por minha família., pelo meu filho que passou na faculdade. Que Você tenha muita Luz em seu caminho. Amém.

  2. Que falta de respeito alguns comentários. Gente amarga, que não tem mais o que fazer da vida além de escarnecer sobre a fé das pessoas que nem conhece.
    Devemos orar por essas pessoas, pois tem mais problemas do que todos nós. Muito triste.

  3. A mais iluminada, misericordiosa, gentil! Nunca me deixou sem respostas. Amo muito, minha madrinha espiritual, protetora, abençoada! Só tenho a lhe agradecer por tudo!!!!
    Que Deus permita que continue a olhar por nós em seu nome!

  4. VALMIR SILVA ( CAMPINAS SP )
    ESTOU A 33 ANOS MORANDO FORA, MAS MÊS PASSADO ESTIVE LÁ PARA PAGAR UMA PROMESSA!!!
    FUI ATENDIDO MAS UMA VEZ, MAS AO LEVAR MINHAS ROSAS A CAPELA ESTAVA FECHADA PORQUE SÓ ABREM APÓS AS HS.14:00, TINHA RODADO 500 KM PARA CHEGAR.
    ENQUANTO ME AJOELHAVA PARA FAZER MINHAS ORAÇÕES UMA SENHORA SE APROXIMOU E DISSE ( VIM ABRIR A CAPELA PRA VOCÊ GUARDAR SUAS ROSAS E FAZER SUAS PRESSES, DEIXEI OQUE ESTAVA FAZENDO PORQUE MEU CORAÇÃO ESTAVA PEDINDO QUE VINHECE AQUI )
    NO MUNDO QUE VIVEMOS NÃO IMPORTA NO QUE ACREDITE, SENDO UMA COISA BOA “ACREDITE E TENHA FÉ”.
    SOU UM HOMEM REALIZADO E AGRADEÇO TUDO ISSO A MINHA SANTA MARIA BUENO .

  5. Minha querida Maria Bueno, nunca esquecerei de ti, sou eternamente grata a tudo que recebi de ti até hj e ainda vou receber pq a cada dia que passa mais aumenta minha fé e levarei seu nome onde quer que eu vá …amém!!! Obrigada por tudo

  6. Preciso de ajuda!! Por favor Maria Bueno, me ajude a passar de fase no jogo do God of War! Esta muito dificil…estou quase quebrando meu Playstation!! Me ajuda Maria Bueno…Por favor…te levo umas flor depois pra agradecer!!!

  7. Estou sofrendo com uma pedra no rim esquerdo, peço a Santinha Maria Bueno que me ajude e ilumine os médicos que vão tirar a pedra.

  8. Santinha Maria Bueno. Você tem força e vai cumprir meu desejo que você sabe me advogando aí onde está. Pra te homenagear por isso, vou te levar belas flores e um dia por ano te farei ouvir canções que te alegrarão e te farão dançar como quando você tinha idade de Maricotinha. Sei que tua força vai fazer isso e me transformar. Aposto o que tenho que sim! Fique com Deus.

  9. puxa morei ai em curitiba na minha infancia sempe ouvi a estoria de maria boeno mas nao entendia era criança mas lembro que minha mãe tava desempregada não lembro o nome do hospital que tem ai por perto do cemiterio resumindo minha tia tava em ternada nees hospital e minha mâe eeu pasavamos ai em trente ao cemitério e minha mâe resolve a entrar e fazer o pedido a maria boeno isso foi no domingo e nos dias seguinte minha mâe conseguiu emprego

  10. SANTA MARRIA BUENO E UMA SANTA QUE FAZ MUITOS MILAGRE SOU DEVOTA DELA E TODOS QUE DEI A ORAÇAO DELA O MILAGRE FOI FEITO NA VIDA DE TODOS QUE CLAMARAM A ELA SANTA MARIA BUENO NAO DEIXA SEUS FILIOS DESAMPARADO >>>

  11. Sou devota de maria bueno por muitas graças alcansada 2 acidente 6 meses de um para o outro sempre fui devota no meu carro sempre tenho oraçao de santa maria bueno vou contar um dos milagres dia 26 de novembro de 2006 um domingo a tarde sai de londrina para alvorada do sul passei em uma cidadinha chamada bela vista do paraiso abasteci meu carro e continuei ai destino que eu ia na estrada entre bela vista e alvorada fui utrapassar um trator quando notei nao dava tempo porque ia de frente com um caminhao so gritei me ajuda santa maria bueno dessa hora em diante so tentei para o carro mas era um grande buraco meu carro saiu capotando eu so dei conta do estrago a hora que passei toda aribanseira deu varios metro de capotamento quando a primeira pessoa chegou eu tinha conseguido sair do carro sozinha o moço disse cade a senora que estava com vc respondi so estava eu ele disse era uma moça de cabelo curto ela te ajudou vc sai do carro eu disse novamente meia tonta a foi maria bueno ele disse cade ela ela ta machucada eu disse nao sei ai ja fui carregada pra estrada ate a chegada da ambulancia chegando no hospital de bela vista o medico disse a minha filha leva urgente pra santa casa de londrina que ela esta com tramatismo craniano e costelas quebrada eu olhei pra ele dr entao to mal ele disse sim eu fexei meius olhos e rezei e pedi santa maria bueno me ajude esse medico nao sabe o que esta falando dei entrada na santa casa rapidamente minha familia chamou os medicos e disse o medico de bele vista mandou esses raio x ela ta mal o medico disse vou repitir todos os raiox e pra supreza do medico eu nao tinha nada quebrado ele nao se contetaram e fizeram no outro dia pela manha um resonancia mas gras a minha querida maria bueno nada eu tinha logo que sai do hospital fui a curitiba levar fores e agradece a ela minha vida novamente tenho so que aqgradecer sao inumeras as bençao algançada sou devota e se ela permitir ate o ano que vem vou fazer um altar na minha casa pra todo dia agradecer a ela ja rezo tosos os dias …..ass…eu mesma meire agradeço a graça algançada..

  12. Por que vocês não pedem essas coisas pra Deus, dono dos céus e da terra? Essa mulher morreu, e após a morte segue-se o juízo. Ela não pode fazer nada. Por que pedir para uma mulher morta se podem pedir para o Deus vivo?

    1. Não jugues quem morre ou a morte! porque é um segredo que ninguém pode desvendar!!

      O fato de acreditarmos no DEUS vivo, nos faz crer, que seus filhos após a morte, presumidamente, também estarão vivos!!! igualmente ao PAI.

    2. Isabelle,

      Que Deus e os anjos tenha piedade de você!
      Pois vejo que tens grandes dificuldades para interpretar a vida divina. Existe sim anjos e querubins. a tão querida Maria da Conceição Bueno é sim uma alma milagrosa desde a tenra idade, enviada por DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *