MARIA BUENO, A SANTA PROSTITUTA

A devoção à Maria Bueno é um fenômeno registrado a partir do final do século XIX. Todos os anos, no Dia de Finados, a imprensa local registra e noticia da presença de milhares de fiéis visitando seu túmulo no Cemitério Municipal de Curitiba. O primeiro registro a respeito de Maria Bueno está em uma crônica policial de 30 de janeiro de 1893, no jornal Diário do Comércio. Trata-se de uma notícia sobre uma moça de cor parda que havia sido assassinada, encontrada com a cabeça completamente separada do corpo e com as mãos marcadas por cortes de navalha. Maria Bueno é descrita, nesse texto, como “mulher de vida alegre, mas inofensiva criatura, de quem a polícia não tem a menor queixa em seus arquivos” (Diário do Comércio, 30/01/1893). Morta por seu amante, o crime abalou a população pelos traços de crueldade.

A veneração à Maria Bueno está fundamentada nos milagres e graças concedidos aos seus devotos. As versões sobre o primeiro milagre operado por ela são muitas. Uma das mais freqüentes diz que a morte de seu assassino por fuzilamento teria sido o primeiro sinal do poder sobrenatural da mulher. Outra conta que, logo após a sua morte, uma vela acesa junto ao seu túmulo queimou por 20 dias consecutivos. Conta-se também que uma mulher fez um pedido junto ao túmulo e fi- cou curada. As pequenas placas votivas que revestem seu túmulo são testemunhas materiais de que aqueles que pedem à santa são sempre atendidos.

http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESLH/Edicoes/15/artigo119637-3.asp

9 ideias sobre “MARIA BUENO, A SANTA PROSTITUTA”

  1. Querida Maria bueno traga o meu amor devolt! Preciso dele aqui do meu lado quero ser feliz pra isso ele tem q esta aqui do meu lado pra sempre…. Obrigada! Desde ja agradescida…

  2. maria bueno peço sua ajuda para que eu possa pagar todas minhas dividas e que meus caminhos sejam apertos sei que vc ira me ajudar prometo que sempre que puder ire visitar seu tumulo para agradecer.

  3. PESSO SANTA MARIA DA CONCEIÇAO BOENO QUE VENHA MEAJUDAR EM TODOS OS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA QUE EU VENHA TER A GURDA DO MEU FILHO EDSON JUNIOR NO DIA 11- 05 2012 AGRADEÇO DEUS DE JA AMÈI

  4. Boa noite,meu nome é Angelina,sou muito devota de Maria Bueno,tive conhecimento de sua existencia como santa atráves de meu pai que na epoca era militar,e visitava sua capela frequentemente,moravamos em Palmas interior do pr. meu pai vinha frequentemente a Curitiba prestar serviços no quartel antigo 5 belogue.
    Cresci vendo aqueles lacinhos rosas que eram distribuidos a seus devotos na época.
    Quando nos mudamos a curitiba,vim conhecer sua capela e sua história,hoje tenho 35 anos,sou cadada,e tenho 1 finho.minha fé nela é imensa acredito que ela seja minha guia espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *